26 abril 2018

Baby Report | O primeiro trimestre



Logo depois do entusiasmo e alegria imensa da descoberta, o primeiro trimestre parecia que não chegava ao fim! Se por um lado queria estar sempre com um sorriso no rosto por estar a viver um estado de graça imenso, a verdade é que não foram três meses simpáticos para mim!

As quatro palavrinhas chave: enjoos, sono, segredo, ansiedade.

Enjoos
Descobri que estava grávida no final de Novembro, ou seja, com cerca de um mês de gravidez. Menos de duas semanas depois, estava a caminho de uma consulta de urgência no hospital porque estava com uma má disposição que não podia ser normal! Tinha passado o dia inteiro indisposta e, nesta minha cabecinha que se habituou a pensar o pior para não ter desilusões, era sinal que alguma coisa estava errada! Ainda me lembro da cara da rapariga da recepção a tentar perceber se eu estava mesmo a querer ir às urgências porque estando grávida sentia náuseas... agora também me parece parvo, mas foram enjoos tão fortes, o dia todo, que não podia acreditar que fosse normal!

Infelizmente esse foi o meu estado normal até ao início de Fevereiro. Sim: durante cerca de dois meses eu acordei mal disposta e fui-me deitar mal disposta, praticamente todos os dias. Emagreci uns 3 quilos porque as idas à casa de banho eram frequentes (e feliz de mim quando tinha tempo de lá chegar...). Não havia descanso! Tentei perceber que alimentos me deixavam pior, que horários eram piores, rotinas, intervalo entre refeições... nunca consegui encontrar um padrão. Era porque tinha de ser. E assim foi.

Sono
Já me tinham dito que a gravidez dava sono mas nunca pensei que fosse tanto! Não conseguia ver mais do que 20 minutos de televisão seguidos sem adormecer no sofá. Mesmo dormindo uma sesta de 2 horas à tarde, à noite podia deitar-me cedinho que adormecia num ápice! De manhã nunca estava pronta para acordar. O mais complicado era gerir o sono no trabalho... às vezes era tanto que sentia que me estavam a aplicar a tortura da privação do sono! às vezes tinha de me render e ia à casa de banho para poder fechar um bocadinho os olhos. Levava sempre o telemóvel comigo com o alarme programado para daí a 5 minutos porque eu acho que era mesmo possível adormecer! A minha grande preocupação era quando me dava sono enquanto ia a conduzir para casa. A minha técnica era ligar para a minha mãe que me ia dando conversa até chegar a casa! Os comprimidos para os enjoos ficaram sempre na caixa porque tomar o que quer que fosse que me causasse ainda mais sonolência não era uma opção para mim!

Segredo
Guardar um segredo destes é uma tortura! O meu marido era da opinião que devia ter contado no trabalho porque se já é difícil andar enjoada e a vomitar regularmente, pior era fazer isso e voltar para o lugar com um sorriso fingido no rosto para ninguém perceber que não estava bem. Foi difícil disfarçar mas ninguém desconfiou de nada até eu decidir contar, já depois de ter passado o primeiro trimestre.

Mas o mais difícil foi mesmo esconder este segredo dos grandes amigos com quem contamos para os momentos menos bons mas com quem ansiamos partilhar as grandes conquistas da nossa vida! Queria gritar ao mundo que estava grávida! Mas não queria precipitar nada sem me sentir segura. 

Ansiedade
Só queria que a barreira dos três meses passasse. Claro que não é uma data milagrosa que acaba com todos os riscos de uma gravidez, mas é um marco que põe as probabilidades do lado do bem. E era isso que queríamos. Ansiávamos pela ecografia que nos ia mostrar mais uma vez aquele bocadinho de gente que já amávamos tanto, com o seu coraçãozinho a bater com força e ouvir um prognóstico tranquilizador da médica (que deve ser das médicas mais maravilhosas que há!).

Foram três meses difíceis. Mas valeram tudo!

Mais sobre esta nossa aventura aqui.

7 comentários:

  1. dizem que o primeiro trimestre é o pior :)
    Tudo a correr bem :)

    ResponderEliminar
  2. Deve ser uma das melhores fases da vida de uma mulher, de um casal, mas também bastante complicado e difícil.

    ResponderEliminar
  3. Fogo acho que nada é mesmo fácil, mas pesa que estas a viver uma das tuas melhores fases da vida

    Beijinhos
    Novo post (Review Máscara Para Rosto) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Eu ando mesmo a leste, que ainda não sabia!
    Os meus parabéns! Espero sinceramente que tudo corra bem e que sejam imensamente felizes ;)
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Ui foi complicado ! O que immporta é que estejam bem :D

    ResponderEliminar
  6. Agora que já passou tudo isso.. é aproveitar :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~