10 janeiro 2017

Blogues: cinco coisas que adoro



Antes de ter o meu blogue já era uma ávida leitora de muitos outros. Uns continuam por cá, outros foram fechando (alguns reabrindo com outros endereços). Foram os blogues que fui lendo e acompanhando que me inspiraram em grande parte a começar o meu. E pela minha experiência como leitora consegui identificar algumas características que gostava muito e que procuro ter também no meu cantinho e que me atrai nos outros blogues:

Um template clean: quando entro num blogue de fundos carregados, cheios de caixas em todo o lado, com demasiada informação que me sufoca com imagens, textos, cores e gifs, é bem provável que o feche sem dar hipótese aos textos. Eu sei que pode ser um erro e posso estar a deixar passar um blogue com uma escrita maravilhosa, mas é mais forte que eu! Gosto de fundos claros, pouca bonecada, uma navegação simples.

Actualizações regulares: eu sei que não é fácil ter tempo para manter o blogue constantemente actualizado, afinal de contas a vida é uma correria e não há tempo para tudo. Mas os blogues que ficam muito tempo sem publicações acabam por cair no esquecimento... ainda que os siga em plataformas como o GFC ou o Bloglovin, a verdade é que o espaçamento entre posts acaba por fazer com que se quebre a ligação com quem escreve, como um livro que deixamos de ler durante muito tempo e depois temos de recomeçar.

Interacção com os leitores: acho que uma das coisas mais fantásticas da blogosfera é mesmo a possibilidade de interacção. Acho que ninguém escreve um blogue para si mesmo (para isso não era preciso ser uma coisa pública!) e ter o feedback de leitores e responder aos seus comentários é uma parte muito boa desta partilha e aprendizagem. Claro que não respondo a todos os comentários que me fazem, até porque muitos deles não pedem resposta, mas tento ir fazendo uma ronda pelos posts e comentários e deixar uma palavra a quem me visita.

Posts pessoais: há objectivos variados quando se começa um blogue. Há quem o crie apenas pelo prazer de escrever, há quem queira opiniões de terceiros, há quem queira parcerias, há quem queira visibilidade. E para mim, todos os motivos são válidos. Mas para mim, um bom blogue tem de ter personalidade e isso não é possível sem haver conteúdo que revele o lado mais pessoal do blogger. E com isto não estou a dizer que é preciso expor a vida mas sim em dar opiniões, partilhar gostos e experiências ou falar de estados de espírito.

Variedade de temas: eu gosto de blogues de moda, de culinária, de puericultura, de viagens, de cultura, de política, de desporto... eu acho que gosto de blogues de tudo! Mas sobretudo de blogues que não são estanques nos temas, que têm tudo isto e mais qualquer coisa. Sim, gosto de ver um bom outfit ou ler uma citação interessante mas também quero ler uma opinião fundamentada sobre um tema da actualidade ou ler sobre a última peripécia que aconteceu no trabalho. Variedade, portanto.

14 comentários:

  1. Acho que partilho estas tuas "coisas que adoro".
    Embora haja um ou outro blogue que sigo que é mais "cheio de tralha visual", gosto mais deles com aspeto clean, e que não sejam redutores nos temas.

    ResponderEliminar
  2. Partilho destas 5 coisas. Para mim é fundamental que haja um equilíbrio, acima de tudo. O meu blog é uma miscelânea de coisas porque é pessoal, então é o que me apetecer na altura. E gosto de ler blogs assim também!

    ResponderEliminar
  3. Sim concordo com o que apresentas principalmente dos temas variados porque acho que cada vez mais se fazem blogs de um tema muito individual que acaba por chamar apenas publico que goste desse tema e para mim o objetivo é ter as tais opiniões de várias coisas.
    Alexandra

    ResponderEliminar
  4. Também gosto desse lado mais pessoal, para conhecer a pessoa que escreve!

    ResponderEliminar
  5. Penso como tu. Embora peque pela falta de interacção. Não porque não me apetecesse. Ás vezes é mesmo falta de tempo. Prefiro comentar os posts dos outros blogs. Mas prometo que vou estar mais interactiva.

    ResponderEliminar
  6. Aquilo que eu gosto num blogue vai muito de encontro ao que tu aqui descreveste!!

    ResponderEliminar
  7. Concordo contigo em todos os pontos.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. 100% de acordo! E relativamente ao primeiro ponto sofro do mesmo, quando para mim já existe excesso de informação, e de bonecada, e de anúncios e de tudoooo, desisto! Até pode escrever como ninguém mas assim não o consigo ler !!!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Concordo, também gosto disso, blogues com um toque pessoal, de opinião, de lazer, de sinceridade e principalmente clean, detesto aqueles que têm milhentas publicidades, irrita mesmo!

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~