20 outubro 2016

Em tempos de confusão



Lá no trabalho atravessamos uma fase de particular instabilidade e desnorte. Trabalhar sem organização e sem rumo é das piores coisas que há, bem pior do que simplesmente ter trabalho a mais e fazer horas não remuneradas. O trabalho a mais não é em sim o maior dos problemas desde que as pessoas estejam orientadas para um objectivo.

Neste momento, as equipas na empresa onde trabalho estão claramente deficitárias. Houve despedimentos e aumento de trabalho. Não havia muitas pessoas folgadas por isso o que temos agora é menos gente para mais actividades. E ainda levamos com um plano de reorganização em cima cujo resultado até agora não tem sido o esperado. Burocratizou o que existia, não se ajustou à realidade e às necessidades e agora há uma grande percentagem de pessoas que não têm definido o perímetro de tarefas que lhe compete.

E é neste cenário que me deparo com dois tipos principais de pessoas: aquelas que, perante este caos instalado arregaçam as mangas e fazem o que lhes compete e o que não compete porque o importante é, no final do dia, ter o trabalho feito e não deixar "cair a empresa" e aquelas que se aproveitam para levantar os braços perante cada solicitação com a resposta pronta "isso não é da minha competência" sabendo perfeitamente que neste momento as competências de cada um estão tudo menos bem definidas.

Em suma, há os que passam o dia a chutar a bola para os outros e os que estão assoberbados com o trabalho (deles e dos outros) porque se recusam a ver o navio a afundar.
Tenho trabalhado todos os dias mais duas a três horas do que devia. Preciso de explicar em que grupo (estupidamente) estou?

8 comentários:

  1. trabalhar com pessoas assim é muito injusto e desmotivante... :( melhores dias virão, acredita :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Imagino como seja complicado manter-se motivado em circunstâncias dessas.
    É que sempre que falta organização, tudo se torna mais complicado, menos produtivo e acaba por ser desanimador esforçar-se. Porque há sempre quem não o faça e isso desequilibra as coisas de tal maneira que acaba por se tornar injusta a situação, pois o balanço está desregrado.
    Espero que as coisas mudem, seja como for. Coragem! Bjs

    ResponderEliminar
  3. Como te percebo. Por causa da má organização do trabalho para alem de trabalhar à noite (mau que chegue, o organismo nunca se habitua) ainda fazemos duas horas por dia a mais. Sim porque as meninas de dia que são tipo umas 15 ou 20 não conseguem e nós que somos 4 à noite temos que conseguir. enfim....como te percebo!!

    ResponderEliminar
  4. É sempre complicado quando assim o é . Muita força e não desanimes :)

    ResponderEliminar
  5. Quando não rumam todos para o mesmo lado, a coisa fica difícil...
    Boa sorte e que tudo se revolva pelo melhor! ;)

    ResponderEliminar
  6. Revejo-me quase nessa situação! Boa sorte e muita calma...

    ResponderEliminar
  7. Ai como me revi neste post.
    Trabalhei numa empresa que era exactamente assim. Havia o grupo dos que vestiam a camisola por uma empresa que não era nossa e haviam os outros que como lá dentro diziam eram "como cangalheiro, não querem que ninguém morra, mas querem que a vida corra". E sabes que mais? esses eram os grandes funcionários.
    Cheguei a trabalhar das 8 da manhã á 1:30 da manhã do dia seguinte e no fim eu é que fui deslocada da empresa.
    O bem disso? crescemos. a todos os níveis.


    Beijinhos e força ai ;)

    ResponderEliminar
  8. Acho que estás a ter a melhor atitude. Boa sorte :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~