18 maio 2016

O mais importante passa-se na igreja


O casamento acontece na igreja (estou a falar dos religiosos, claro está!). Mas, curiosamente, não há muitos casais a dedicarem muito tempo a planear a cerimónia religiosa, coisa que me deixa um bocado desconcertada... para mim não faz sentido estar uma semana à volta da cor dos guardanapos ou das flores que vamos usar na decoração mas depois não dedicar um bocadinho a planear a celebração do casamento.

Eu sabia que queria ter o meu cunho no nosso casamento e que esta era uma das coisas mais importantes a decidir. Procurei na net exemplos de rituais de cerimónia e acabei por encontrar um documento que me facilitou a vida e que podem encontrar aqui. Seguindo este guião só tive de ir fazendo as minhas escolhas e ajustes. 

O que me levou mais tempo foi a escolher as leituras. Há tantas! A minha estratégia foi escolher três leituras do antigo e do novo testamento e outros tantos salmos e depois escolher com o R. o que gostámos mais. Quanto ao Evangelho foi mais simples porque havia um que eu gosto muito e que já sabia que queria.

Depois veio a escolha dos cânticos. Havia três que sabíamos que queríamos mas quanto aos restantes estávamos perdidos. Felizmente o grupo de jovens da nossa paróquia (que vai fazer a animação musical no nosso casamento) deu-nos sugestões lindíssimas e a escolha foi facilitada. 

Também optámos por fazer um ofertório diferente do habitual e vamos oferecer dons que tenham um significado especial para a nossa vida. 

Um aspecto que era importantíssimo para nós era envolver ao máximo os nossos amigos e familiares na cerimónia. Não queríamos que fosse apenas mais uma missa ou mais um casamento. Queremos que haja a participação de todos. Felizmente o padre concordou em deixar que houvesse vários momentos com leituras dos nossos convidados para além das habituais leituras.

Estou entusiasmada e felicíssima!
Espero que corra tudo bem!

13 comentários:

  1. Concordo plenamente contigo. Estou a imaginar já o cenário da escolha das leituras, salmo e cânticos. Vai ser bonito decidir de entre tanta coisa e com tanto significado "emocional"!!! Bem, daqui a uns meses pensamos nisso, para já a organização do casamento anda meia em suspenso...o trabalho e o tempo assim o ditam e ainda bem!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. P.s. Adorei a ideia de terem momentos especiais e acho óptimo envolverem os convidados porque só assim faz sentido. Vamos tentar fazer o mesmo :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Quando as pessoas fazem parte da nossa vida, faz muito mais sentido quando elas participam num dos momentos mais marcantes das nossas vidas.
    Vai correr tudo bem, e certamente que será uma cerimónia que jamais irão todos esquecer.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. faz mto sentido! E assim é muito mais giro e sentido, porqu ehá envolvimento de todos
    Infelizmente ha pessoas que casam na igreja para as aparências e porque fica bonito nas fotografias.

    ResponderEliminar
  5. vai correr tudo na perfeição e a dedicação de ambos será compensada com momentos fantásticos na cerimónia.!
    beijinho

    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  6. Também dei bastante importância à escolha das leituras e das músicas para o casamento. Estivemos perto de duas horas a ouvir o coro para escolhermos os cânticos certos. =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente que para quem quer fazer o casamento religioso, essa parte tem de ser, também, muito bem escolhida e detalhada.
    Tudo tem de fazer sentido =)

    ResponderEliminar
  8. Para quem é católico a celebração deve ser, de facto, o momento alto e importante do casamento! Espero que corra tudo bem :)

    ResponderEliminar
  9. Tive dois casamentos de familiares no espaço de dois anos em que o coro era constituído pela minha família, ou seja, a própria família dos noivos. Como temos uma família grande e alguns de nós já faziam parte de grupos corais não foi muito difícil. Depois foi só juntar mais alguns familiares que gostam de cantar e que o fazem bem (modéstia à parte ahahah) e a cereja no topo do bolo é que também temos uma excelente pianista e um guitarrista extraordinário que organizaram todos os ensaios. Para mim faz todo o sentido, porque torna tudo mais pessoal e íntimo. Se algum dia me casar será desta forma, porque ainda por cima formamos um grupo muito bom ou não tinhamos sido convidados para atuar no casamento da filha de um dos convidados!

    ResponderEliminar
  10. Até fico entusiasmada por ti adoro ler sobre os preparativos eheh :)

    ResponderEliminar
  11. Confesso que não ligo nada à religião ou a tudo o que lhe está associado, mas acho que fazes bem em tornar esse momento mais teu, mais personalizado.

    ResponderEliminar
  12. Vai ser uma cerimónia bem bonita e bem tocante para os presentes:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~