12 novembro 2015

Preocupações tecnológicas


Este post acaba por ser um pedido de ajuda em forma de desabafo. Se há coisa que tem um valor inestimável para mim são as fotografias. Hoje em dia, tiramos às centenas, cliques depois de cliques: não temos de ser comedidos!

Longe vão os tempos em que as fotografias eram tiradas em rolos, reveladas em meia hora, e uma surpresa na hora de olhar para o resultado final. Uma desfocada, outra desenquadrada, muitas de alegria.

Hoje em dia, poucas são as fotografias que revelo. Descarrego-as para o computador, organizo-as em pastas, com indicações de datas e motivos e, de tempos a tempos, guardo-as no meu disco externo.

O problema é que me assola diversas vezes a preocupação com o meu disco: e se o meu disco externo, de um dia para o outro, avaria e eu perco toda a informação que lá tenho? Ia ser a tragédia! Porque as fotografias são as recordações de dias e momentos felizes e irrepetíveis.

Para me prevenir, estou a ponderar duas hipóteses: ou ter um segundo disco externo e regularmente fazer o backup das fotografias (e outra informação) em ambos os discos, ou comprar um espaço na "cloud" para fazer o upload das fotografias. Se a primeira hipótese implica ter uma grande disciplina para a periodicidade de backups, na segunda temo a falta de privacidade (o que entra na rede, fica na rede). Estou inclinada para a primeira hipótese...

E vocês? Como é que cuidam da vossa informação?

14 comentários:

  1. Sinceramente? no que toca a fotos tenho albuns daqueles enormes, que cabem la umas 800 fotos e ainda com espaço lateral para escrever onde e quando foi tirada. Aqui na zona consigo imprirmir 100 fotos a cores por 20 euros. Todos os meses lá vou eu imprimir mais 100. Já estou no 2º album a caminho do 3º. Adoro tirar fotos de tudo e mais alguma coisa, de viagens, de momentos que para muitos não são nada para mim são muito. Tal como tu, tenho o mesmo receio com o meu disco mas pelo menos as fotos ficarão salvaguardadas noutro sitio e sobretudo, longe da rede. :)

    ResponderEliminar
  2. Ps.Imprimo num fotografo pq ficam com melhor qualidade do que fazer em casa.

    ResponderEliminar
  3. Eu penso que a melhor opção será sempre guardar nos disco/pen externo. As modernices a dar dores de cabeça!! xo,

    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Olá Cat, eu também guardo num disco externo e acho que é a melhor opção, pode avariar sim é verdade, mas não se pode estar a pensar nisso. Também guardo no Photobucket, mas algumas estão privadas, o site em principio não vai acabar :) ou no FB onde tb estão privadas. Há muita maneira, em papel (album) também é uma boa opção.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. realmente se acontece uma tragédia nem é bom pensar,, faz mesmo um backup de todas,, da maneira que achares melhor!!nunca se sabe!!
    beijinhos
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Realmente a melhor opção é mesmo o disco externo, claro que não há nada como imprimir a foto, por isso, eu tenho a tendência de guardar no disco, mas também guardo em álbuns :)

    ResponderEliminar
  7. Aconteceu-me há pouco tempo o pc dar o berro e perder anos e anos de fotografias e memórias :/

    ResponderEliminar
  8. Na minha opinião, a primeira opção é a melhor :)

    ResponderEliminar
  9. Eu não tenho nada guardado noutro sítio, tenho mesmo que começar a ser mais responsável nesse campo :/

    ResponderEliminar
  10. Sinceramente prefiro não pensar na ideia de um dia perder tudo, mas acho que a ideia de dois discos externos é muito boa, o pior é se és assaltada lá se vão ambos.

    ResponderEliminar
  11. Na verdade, não cuido assim muito (e qualquer dia vou arrepender-me)...apenas passo as coisas mais importantes para um único disco externo...

    ResponderEliminar
  12. Eu guardo num cd-rom (idade da pedra, mas prático!) ou numa pen.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~