11 julho 2018

Baby Report | Curso pré parto II



Pelo que tenho percebido, não foi só em minha casa que se discutiu sobre se faria sentido fazer ou não este curso. Pelo feedback que tenho tido, há vários casais com a mesma dúvida. Vou dar a minha opinião que vale o que vale.

Eu acho que foi importante para nós fazermos esta preparação. O meu marido, que inicialmente não queria fazer o curso, mudou de opinião e hoje em dia acha que foi a decisão certa e vê a utilidade.
No início do curso, a Enf. Débora disse-nos algumas coisas que resumem bem aquilo que eu também penso e que vou partilhar. Ninguém precisa de um curso para ser pai e mãe. O principal estará sempre no nosso instinto. Mas para além disso, há sempre uma percentagem do processo para a qual nos podemos preparar e tornar a experiência melhor.

Ao nível do parto, por exemplo, acho que foi muito importante ficar a saber melhor quais os sinais do trabalho de parto e como reagir perante cada um. Numa altura em que quanto mais calma ficar e melhor souber reagir à dor antes de poder gritar por drogas melhor, ter uma ideia do que me espera e de formas de melhorar o meu bem estar só podem beneficiar todo o processo e diminuir a ansiedade e o stress. Claro que não sei se no momento em que me aconteça vou conseguir aplicar alguma das coisas que aprendi. Corro o risco de esquecer tudo, correr para o hospital à primeira contracção e entregar-me ao desespero, mas neste momento sinto-me mais confiante e acho que vou conseguir reagir melhor que isso!

Também as noções do pós parto, nomeadamente sobre a amamentação (e as dificuldades que poderei ter), como reagir às cólicas, técnicas para dar banho, cuidar do coto umbilical ou trocar fraldas vão ser muito úteis, certamente! Claro que o miúdo teria as fraldas trocadas e não passaria fome independentemente do curso, mas do nosso ponto de vista, aquilo que aprendemos deu-nos alguma confiança e acho que nos vai ajudar muito desde o primeiro dia. 

2 comentários:

  1. Ou seja, o saber não ocupa lugar, e neste caso acho que fizeram muito bem. Ficam muito mais tranquilos, pelo menos!!

    Queria ser a água corrente do teu desejo

    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  2. Terá sempre utilidade, e por pouco que apliques, já valerá a pena :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~