18 abril 2017

O peso da idade


O título do post não podia ser mais literal.

No ano passado caí no cliché pós-casamento e engordei como se não houvesse amanhã. Não fiz dieta antes do casamento nem perdi peso antes do grande dia, por isso não se justifica o que se passou a seguir! Mas começou logo na lua de mel e depois continuou com as férias, e depois com a depressão pós-férias, e depois com mais férias e com o Natal... e dei por mim a começar o ano com mais 9 kgs do que tinha no final de Maio. Ritmo estonteante, não é verdade? Nem eu sei como é que consegui tal proeza... ou melhor, até desconfio porque abusei à grande e zero de exercício.

Claro está que uma das minhas resoluções para 2017 era emagrecer e regressar ao meu peso! Contrariamente do que fiz há três anos em que segui a dieta dos 31 dias da Ágata Roquette com bastante disciplina (e bons resultados), este ano não me sentia suficientemente motivada para cortes radicais. Sinto-me culpada por descurar na minha saúde quando como de forma desregrada e então propus-me a voltar ao regime alimentar mais baseado em vegetais e proteína, poucas gorduras e açúcares e uma redução de hidratos.

Em tempos passados, estas alterações surtiam efeitos rápidos no peso. Não quer dizer que perdesse peso a um ritmo acelerado, mas ia perdendo consistentemente. A única parte boa de ganhar peso com rapidez é que conseguia perder peso com alguma facilidade. Mas este ano algo mudou! Os 30 não perdoam e três semanas de bom comportamento alimentar tiraram-me apenas 800gr de cima (em duas semanas da dieta de há três anos perdi 3kg). Eu sei que é mais saudável perder peso lenta e consistentemente mas o meu corpo está a reagir de uma forma muito diferente e eu não sei porquê.

Será mesmo só o peso da idade?

11 comentários:

  1. Oh! Pode ser tanta coisa, querida! O importante é não desistir! Eu então acho que o chegar aos 30 foi o momento certo para perder peso! E no meu caso não são 8 ou 9... Já lá vão dezenas de quilos e ainda me faltam outras tantas dezenas! É preciso é ter paciência! =) Força nisso!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  2. Não só da Idade, mas essencialmente os pesos do hábito. Não creio em perdas de peso dessas dietas iô-iô... creio, isso sim, numa vida equilibrada, com uma boa alimentação à base de vegetais e exclusões de açúcares, sais refinados e más gorduras... sem descurar a necessidade imperativa de exercício físico diário.

    Boa sorte, Cat! :)

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Não acho que seja o peso da idade, se calhar pode influenciar, mas como disseste andaste em fase de "abusos" e sem exercicio é a fórmula perfeita para ganhar peso.
    Eu também sinto o mesmo, e calona como sou não ando a fazer exercício, já pensei ir a um nutricionista para me dar um plano alimentar à minha medida e claro fazer mais exercício.

    ResponderEliminar
  4. É um pouco tudo: a idade (o metabolismo já não ajuda como ajudava), é o facto de não ser a primeira vez que fazes restrições (o raio do corpo tem memória),...
    Mas que isso não te faça desistir! Percebo bem o que estás a passar mas, é assim mesmo e há que continuar a lutar!
    Força! Deste lado tb se luta contra os kilos a mais!

    ResponderEliminar
  5. Isso nem sempre tem a haver com a idade e pode ter outros factores associados. Muita vez o próprio stress não ajuda na perda de peso (no caso de algumas pessoas). Se calhar se tentares relaxar um pouco mais as coisas comecem a correr um pouco melhor. No entanto é importante que te sintas acima de tudo bem contigo própria ;)
    Força :)

    Beijinhos e boa semana***
    _________________________
    All The way is an adventure
    Jess & Rose Blog | Instagram | Youtube

    ResponderEliminar
  6. Pode também ser hormonal, já consideraste essa hipótese?

    ResponderEliminar
  7. Eu cá sinto o mesmo e ainda nem nos 30 estou. Isto do peso é uma secaaaa, já não aguento a minha balança :(

    ResponderEliminar
  8. provavelmente é porque esta dieta é mais saudável, mas menos radical, o que é positivo para o organismo mas demoras mais a perder peso..

    ResponderEliminar
  9. Comigo acontece o mesmo. Depois dos 30 comecei a ter mais dificuldade em perder peso. Mas já em ganhar... Livra...

    ResponderEliminar
  10. Vai devagar, devagarinho. Eu faço as minhas caminhadas, mas caí na idiotice de pensar que podia comer todas as porcarias porque caminho. Resultado emagreci 4 ks em Janeiro, que já ganhei! Estamos na luta!

    ResponderEliminar
  11. Pode ser tanta coisa que é difícil saber.
    Compreendo-te porque ainda não tendo chegado aos 30 também já me custa muito mais manter o peso que antes tinha sem esforço nenhum. Já me conformei com mais 2/3kg do que o meu habitual mas quando é mais que isso uma pessoa nem se sente bem.
    Continua focada que vais ver que isso vai ao sítio e hás-de conseguir o teu objetivo. Por vezes uma fase de maior preocupação ou de stress pode influenciar muito esse factor.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~