13 março 2017

Carta à Cat de 20 anos


Querida Cat,

Estás na faculdade, a meio da tua licenciatura e não fazes ideia do que serão os próximos dez anos. Uma coisa te garanto (como tantos outros fazem): vão passar a correr!
Estás no curso que escolheste mais com a cabeça do que com o coração. A tua vocação são as letras, a comunicação, a expressão... mas os números deram-te mais garantias quando preencheste a candidatura à faculdade. E ainda acho que fizeste a coisa certa. Afinal de contas, a vida dar-te-á oportunidade de explorares os teus interesses nos teus tempos livres.

Os planos que fazes de "estudar enquanto os teus pais aceitarem sustentar-te" porque acreditas que o tempo de estudante será dos melhores que podes viver não se vão realizar. Bem antes do que imaginas já estares a trabalhar num emprego que à partida não te atrairia mas que te vai realizar e te manterá durante pelo menos nove anos! Lá vais aprender muitas coisas, sobretudo sobre a natureza humana.

As amigas que estás a fazer agora, vão ser amigas para a vida. Sim, esse grupo de raparigas tão diferentes e tão especiais, cada uma à sua maneira, vão manter-se contigo, para o bom e para o mal, e uma delas vai ser a tua Madrinha de casamento... provavelmente a que menos esperas!

Mantém-te fiel a ti mesma. Ainda que às vezes te olhem de lado por te assumires como uma princesa, por dançares para ti e não para os outros, por rires muito e alto sem te preocupares. Mantém-te genuína. Vais perceber que, com o passar do tempo, custa cada vez mais mas continua a valer muito a pena.

Vais querer desdobrar-te para ter tempo para toda a gente e vais pensar que todas as pessoas que acarinhas vão ser teus amigos em todas as ocasiões. Não vai ser assim. Há pessoas que se afastam, que não querem saber de ti, que te trairão. Mas sabes que mais, de cada uma delas aprenderás uma lição e, ainda assim, confiar nas pessoas parece-me melhor que desconfiar.

Não faças tantos planos, não te preocupes tanto, não insistas em controlar tudo. As coisas mais importantes não estão na tua mão. Por isso aproveita a vida e o que ela te dá. Tem sonhos, traça objectivos, mas foge da frustração de não veres a tua vida a desenrolar-se como imaginaste desde pequena. Vai ser diferente mas melhor! Sê agradecida pelo que tens e aprende o valor do "suficiente". Sorri e ama a vida. Sê feliz.


8 comentários:

  1. adoro ler este tipo de cartas! adorei ler a tua! :)

    ResponderEliminar
  2. Carta muito boa e cheia de frases certas. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Gostei tanto! Inspiraste me a escrever a minha também.

    Beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Uau, agora que li esta carta, fico aqui a pensar o que direi a mim mesma daqui a uns anos... muito inspirador!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Podia ser eu a escrever isto em muita coisa :) !
    A vida e o tempo ensinam-nos coisas valiosíssimas :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~