23 janeiro 2017

MasterChef de trazer por casa


Não no sentido de ser uma exímia cozinheira. Acho que até me safo mas nada de extraordinário. O que acontece é que me apercebi que estava a haver algum desperdício lá por casa e que tinha o frigorífico cheio de produtos começados e o congelador cheio de... já nem sabia bem de quê.

Antes de casar não era eu que geria a casa, era a minha mãe. Quando casei e fui viver com o R. uma das grandes diferenças foi passar a ser dona de casa. Cada dia pensava: o que é que me apetece hoje? E toca a ir ao supermercado comprar o necessário. De caminho aproveitava para comprar qualquer coisa em promoção.
Resultado: o meu congelador estava cheio e recorrentemente deitava fora comida porque so tinha metade da courgette, ou metade do pacote de queijo ralado, ou porque só tinha usado quatro dos seis ovos e por aí adiante.

E desperdício de comida é das coisas que mais me tira do sério por isso não podia ser mais incoerente com os meus princípios. Desde o início deste ano estou a cortar nas idas ao supermercado e naquilo que compro. Tenho de usar o que tenho e ir acabando com o que anda lá por casa. E é por isso que me sinto num daqueles desafios da mistery box do MasterChef em que tenho de desencantar um jantar preferencialmente com o que tenho lá por casa.

Tem corrido muito bem porque estou mais racional e a pensar fora da caixa o que me tem conduzido a pratos mais inesperados mas saborosos!

17 comentários:

  1. Cá em casa faz-se o mesmo! Em vez de irmos a correr ao supermercado quase diariamente para fazer o jantar resolvemos aproveitar tudo, tudinho cá em casa para que não haja desperdício de comida. Ás vezes ainda acontece, principalmente com comida no congelador, mas tentamos evitar ao máximo!
    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Isso é bom :) eu desde que vim para a Suíça que a lista de compras se tornou na minha melhor amiga! Até já pensei em escrever um post sobre isso :P Ao fim-de-semana, penso no que posso vir a querer cozinhar, faço uma lista de compras e restrinjo-me a isso. Tem ajudado bastante a ter tudo o que preciso, bem como nos gastos! (claro que há espaço para algumas alterações, se não houver o que eu quero ou se outras coisas estiverem em promoção... ou até mesmo se me apetecer comprar 4 pacotes de bolachas xD)

    ResponderEliminar
  3. Percebo-te perfeitamente (embora ainda esteja muito longe de achar que me estão a sair coisas saborosas da cozinha... lol)!

    ResponderEliminar
  4. Eu detesto desperdiçar comida! Nesse aspecto por acaso sou super organizada!
    beijinhos
    https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. E se tiveres sobras de comida podes sempre transformá-las num outro prato delicioso e muito diferente.

    ResponderEliminar
  6. Talvez por ser gajo, nunca tinha pensado nesse assunto...deste-me uma dica fantástica!

    ResponderEliminar
  7. É realmente fácil deixar comida estragar se não tivermos um sistema bom na cozinha. Eu também tento pensar nas três/quatro refeições seguintes e tentar usar os alimentos para todos elas, diferenciando entre si.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Eu não gosto nada de desperdiçar comida, dou sempre um jeito de aproveitar e reaproveitar as sobras e "metades" de alimentos que ficam pelo frigorífico :)

    Beijinhos
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Por cá também se aproveita tudo.
    Quando sobra comida, inventa-se uma comida com o que sobrou :)

    Beijinhos
    http://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. eu (que ainda não sou dona de casa, mas observo a gestão da minha mami, tias e da mãe do meu baby boy) acho que o melhor mesmo é a versão da sogrinha ... ter sempre de tudo em casa. Aproveitar as promoções em coisas sem validade (detergentes e afins) ou coisas com grande validade. Os frescos compram-se semanalmente consoante as necessidades ;)

    ResponderEliminar
  11. Isso é muito bom e desafiante! Cá em casa também começamos a fazer isso e a verdade é que o desperdício é quase zero!

    ResponderEliminar
  12. Fazes bem, porque sem nos apercebermos temos tendência para acumular coisas em casa e comida é uma delas e depois, claro, estragamos desnecessáriamente.
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. às vezes acabamos por descobrir umas boas receitas eheh

    ResponderEliminar
  14. Também detesto desperdiçar comida. No que toca a vegetais e legumes aproveito tudo para sopas, às vezes aproveito os restos das refeições para outras receitas, fruta mais madura para batidos ...

    ResponderEliminar
  15. Eu tinha o mesmo problema que tu! Mas já consigo controlar melhor.
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~