23 janeiro 2017
MasterChef de trazer por casa
Não no sentido de ser uma exímia cozinheira. Acho que até me safo mas nada de extraordinário. O que acontece é que me apercebi que estava a haver algum desperdício lá por casa e que tinha o frigorífico cheio de produtos começados e o congelador cheio de... já nem sabia bem de quê.
Antes de casar não era eu que geria a casa, era a minha mãe. Quando casei e fui viver com o R. uma das grandes diferenças foi passar a ser dona de casa. Cada dia pensava: o que é que me apetece hoje? E toca a ir ao supermercado comprar o necessário. De caminho aproveitava para comprar qualquer coisa em promoção.
Resultado: o meu congelador estava cheio e recorrentemente deitava fora comida porque so tinha metade da courgette, ou metade do pacote de queijo ralado, ou porque só tinha usado quatro dos seis ovos e por aí adiante.
E desperdício de comida é das coisas que mais me tira do sério por isso não podia ser mais incoerente com os meus princípios. Desde o início deste ano estou a cortar nas idas ao supermercado e naquilo que compro. Tenho de usar o que tenho e ir acabando com o que anda lá por casa. E é por isso que me sinto num daqueles desafios da mistery box do MasterChef em que tenho de desencantar um jantar preferencialmente com o que tenho lá por casa.
Tem corrido muito bem porque estou mais racional e a pensar fora da caixa o que me tem conduzido a pratos mais inesperados mas saborosos!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Cá em casa faz-se o mesmo! Em vez de irmos a correr ao supermercado quase diariamente para fazer o jantar resolvemos aproveitar tudo, tudinho cá em casa para que não haja desperdício de comida. Ás vezes ainda acontece, principalmente com comida no congelador, mas tentamos evitar ao máximo!
ResponderEliminarhttps://jusajublog.blogspot.pt/
Isso é bom :) eu desde que vim para a Suíça que a lista de compras se tornou na minha melhor amiga! Até já pensei em escrever um post sobre isso :P Ao fim-de-semana, penso no que posso vir a querer cozinhar, faço uma lista de compras e restrinjo-me a isso. Tem ajudado bastante a ter tudo o que preciso, bem como nos gastos! (claro que há espaço para algumas alterações, se não houver o que eu quero ou se outras coisas estiverem em promoção... ou até mesmo se me apetecer comprar 4 pacotes de bolachas xD)
ResponderEliminarPercebo-te perfeitamente (embora ainda esteja muito longe de achar que me estão a sair coisas saborosas da cozinha... lol)!
ResponderEliminarEu detesto desperdiçar comida! Nesse aspecto por acaso sou super organizada!
ResponderEliminarbeijinhos
https://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
Isso é desafiante :)
ResponderEliminarE se tiveres sobras de comida podes sempre transformá-las num outro prato delicioso e muito diferente.
ResponderEliminarTalvez por ser gajo, nunca tinha pensado nesse assunto...deste-me uma dica fantástica!
ResponderEliminarÉ realmente fácil deixar comida estragar se não tivermos um sistema bom na cozinha. Eu também tento pensar nas três/quatro refeições seguintes e tentar usar os alimentos para todos elas, diferenciando entre si.
ResponderEliminarBeijinho
Eu não gosto nada de desperdiçar comida, dou sempre um jeito de aproveitar e reaproveitar as sobras e "metades" de alimentos que ficam pelo frigorífico :)
ResponderEliminarBeijinhos
O blog da Mó | Instagram
Por cá também se aproveita tudo.
ResponderEliminarQuando sobra comida, inventa-se uma comida com o que sobrou :)
Beijinhos
http://demantanosofa.blogspot.pt/
eu (que ainda não sou dona de casa, mas observo a gestão da minha mami, tias e da mãe do meu baby boy) acho que o melhor mesmo é a versão da sogrinha ... ter sempre de tudo em casa. Aproveitar as promoções em coisas sem validade (detergentes e afins) ou coisas com grande validade. Os frescos compram-se semanalmente consoante as necessidades ;)
ResponderEliminarIsso é muito bom e desafiante! Cá em casa também começamos a fazer isso e a verdade é que o desperdício é quase zero!
ResponderEliminarFazes bem, porque sem nos apercebermos temos tendência para acumular coisas em casa e comida é uma delas e depois, claro, estragamos desnecessáriamente.
ResponderEliminarBeijinhos.
misscokette.blogspot.pt
às vezes acabamos por descobrir umas boas receitas eheh
ResponderEliminarTambém detesto desperdiçar comida. No que toca a vegetais e legumes aproveito tudo para sopas, às vezes aproveito os restos das refeições para outras receitas, fruta mais madura para batidos ...
ResponderEliminarEu tinha o mesmo problema que tu! Mas já consigo controlar melhor.
ResponderEliminarBeijinhos
elisaumarapariganormal.blogspot.pt
Boa ideia, é isso mesmo :)
ResponderEliminar