06 dezembro 2016

Da humanidade (ou falta dela)



Há uma semana, estava a chegar ao Colombo quando um carro se despistou à minha frente. Havia apenas um carro de intervalo entre nós pelo que assisti a tudo e fiquei com o coração na mão quando vi o carro enfaixar-se no muro que divide duas vias e ameaçar capotar-se. Parei o carro, bem como a pessoa que ia à minha frente e saímos para prestar assistência.

Felizmente, vimos a condutora sair do carro pelo próprio pé. Ela, uma senhora de 71 anos, estava abalada, com algumas dores no peito que supostamente vinham do embate do airbag e do cinto de segurança. Insistimos que se mantivesse sentada e quieta porque podia ter alguma lesão interna. Chamámos a assistência à viagem para rebocar o carro (o que restou dele...), o 112 para que a conduzissem ao hospital e para que pudessem verificar o estado da via (havia peças espalhadas por todo o lado, óleo derramado...) e um familiar amigo.

Tratámos de pôr o triângulo, nós tínhamos os quatro piscas e o despiste era visível em todas as vias (tanto na que nós estávamos a cortar como nas outras duas que estavam praticamente desimpedidas). Impressionante foi perceber que as pessoas, perante aquele cenário, em que tinham de parar e optar por outro caminho porque a via estava trancada por nós, não deixavam de ficar ali a apitar furiosamente porque estávamos a incomodar as suas vidinhas. Tão triste esta falta de humanidade e de solidariedade. Ninguém sabe o que lhe está guardado e um dia pode ser qualquer um de nós. Claro que assim que nos certificámos que a senhora estava bem e que fomos encostar melhor o carro para permitir que outros passassem, a pressa desapareceu porque todos os condutores passavam a 10km/hora só para olharem bem para o acidente. Que coisa triste!

19 comentários:

  1. É lamentável...mas infelizmente acontece...

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. A falta de empatia é uma característica gritante da humanidade atual...

    ResponderEliminar
  3. É uma verdadeira tristeza! Pensar que as pessoas preocupam-se mais em ver o que está a acontecer do que em ajudar! E apitar em situações dessas é que é de tirar um do sério!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Já me aconteceu infelizmente.. mas era um acidente menor. As pessoas apenas olham para o seu umbigo! Tiveste uma atitude nobre. Parabéns! :)
    Espero que a sra. fique bem*

    ResponderEliminar
  5. Infelizmente é mesmo assim que as coisas se passam e as pessoas só querem mesmo saber do seu umbigo, é triste mas é verdade.

    ResponderEliminar
  6. "Adoro" o trânsito e os respectivos condutores em Lisboa. Enfim!

    ResponderEliminar
  7. Realmente, há uma grande insensibilidade, acho que as pessoas nem se estão a aperceber... o que é grave. Beijinhos

    ResponderEliminar
  8. É uma tristeza estas coisas acontecerem. Por vezes quando vou para a universidade naqueles dias chuvosos, há imenso trânsito... E, nesses dias é quando no final da estrada apanho um acidente e fico sempre "será que está tudo bem?", enquanto outras pessoas começam a apitar e a reclamar... E isso deixa-me a pensar como estas pessoas de hoje em dia não têm coração nem um pingo de respeito para com os outros...
    Um beijinho,

    https://thesandrafaela.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Há coisas que nos deixam realmente surpreendidas, pelo lado negativo, com as pessoas. Mas a vida é mesmo assim!

    ResponderEliminar
  10. Eu acho que muitas vezes as pessoas não pensam e preferem nem ter noção de nada, uma estupidez!

    ResponderEliminar
  11. Confesso que esse egoísmo das pessoas em geral me entristece um pouco...

    ResponderEliminar
  12. De lamentar, o acidente e a falta de compreensão das pessoas!

    ResponderEliminar
  13. Claro que o gostinho pelo mórbido depois os fez ir bem devagarinho enquanto passavam pelo acidente... Que típico!

    ResponderEliminar
  14. É a triste realidade da sociedade em que vivemos! Sempre na azáfama, deixamos de ver e dar importância ao que realmente importa!

    http://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Sempre que abrandam para cuscar um acidente estão a levar com a minha apitadela em cima !!! Detesto odeio isso!!! raio de cuscos!!!
    E isso que relatas infelizmente as pessoas (algumas) não querem mesmo saber do que se passa ao seu redor...só lhes interessa o seu umbigo.
    Nervos!!!
    Ainda bem que a senhora estava bem e que não passou de um susto.
    Um beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Os portugueses na estrada adoram buzinar.
    Se o transito esta parado e devia estar a andar, se 2 carros bloqueiam a via sem necessidade... buzinam. Até se o semáforo acabou de ficar verde e o da frente ainda não avançou!

    E, claro, quando se trata de acidentes rodoviários, abrandam para espreitar o resultado... MAS raramente se pensa que se pode prestar assistencia, deduz-se sempre que tal procedimento já foi efectuado, por o acidente não ser «freco» ou então, ao ser, alguém ou o próprio se encarregará disso.

    É um lado característico da nossa portugalidade. Diz-me: tu também não passarias a abrandar se o acidente não tivesse acontecido de imediato e já estivesse em processo de remoção da via de circulação?

    ResponderEliminar
  17. Tens toda a razão, é realmente muito triste.
    Ainda bem que a sra teve ajuda. E eu compreendo que as pessoas não poderão parar todas ne!?! Senão ainda pioravam a situação mas então que não passem a passo de caracol para ver o que se passou porque isso sim é que leva ao trânsito imenso e filas intermináveis.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~