31 outubro 2016

Nova semana, nova atitude


Às vezes é preciso bater no fundo para percebermos que alguma coisa tem de mudar.

Já terão percebido pelos últimos posts que as coisas no trabalho não estavam a correr às mil maravilhas. Basicamente, o trabalho era cada vez mais e as horas em casa eram cada vez menos. E eu dei por mim a confundir o brio profissional com as responsabilidades que não me pertenciam.

É que ter brio profissional e esforçar-me para que tudo corra pelo melhor e que o trabalho seja feito e entregue a tempo e horas é uma coisa. Bem diferente é encarregarem-me só a mim por trabalho que seria razoável para uma equipa de três pessoas e eu aceitar como obrigação conseguir responder por ele. Não faz sentido e reflecte pouca sensatez de quem gere os recursos das equipas.

Claro que inicialmente não fui tão lúcida e comecei a fazer muitas horas a mais, todos os dias, para tentar acompanhar as necessidades e as solicitações. Mas a meio da semana passada saí do trabalho tão transtornada, tão angustiada... que percebi que aquela pressão já me estava a afectar pessoalmente e quando a saúde pode estar em risco, tudo o resto passa para segundo plano.

Felizmente tive a capacidade de reagir rapidamente e logo no dia seguinte falei com o meu director e expus a minha situação, dizendo com todas as palavras: sozinha, eu não vou ser capaz de entregar tudo nos prazos que pretendem. Agora está nas mãos dele alocar mais pessoas ao trabalho ou ter de lidar com o atraso.

Pelo menos eu agora estou mais aliviada. Continuo a matar-me para trabalhar o mais e mais depressa possível. Mas dentro dos limites do razoável.

14 comentários:

  1. Acho que fizeste muito bem. Para tudo, tem de haver limites!

    ResponderEliminar
  2. Ás vezes é preciso coragem para dizer "basta" e tu conseguiste expor o teu problema ainda na fase inicial! É assim mesmo! É importante ter noção que temos limites e em momento algum devemos penalizar a vida pessoal em favor da vida profissional. Ambas são importantes mas se não estivermos bem a nível pessoal, o trabalho também não vai correr às mil maravilhas!

    PS. Não existem trabalhos perfeitos :)

    Boa semana :)
    Beijinho*

    http://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Fizeste muito bem ;) espero que a situação se resolva o mais rapidamente possível! :)

    ResponderEliminar
  4. Em portugal há muito essa mentalidade, de que temos que dar o tudo por tudo (e mais ainda) e fazer os possíveis e impossíveis pelo trabalho, porque temos muita sorte de o ter e a maior parte das pessoas dá por si sem vida própria e a fazer o trabalho de duas ou três pessoas. Fizeste muito bem em ir falar com o director, louvo a tua atitude! Muita gente não teria sido capaz. Muito bem (=

    ResponderEliminar
  5. Fizeste muito bem! Eu sou sincera.. Não sei se um dia vou conseguir ter rédeas e dizer "chega" como fizeste. Espero que sim.. Porque uma coisa é exigir, outra é abusar.

    ResponderEliminar
  6. Foi o melhor que fizeste Cat :) Também já me sobrecarregaram com trabalho que não devia ser sozinha a fazê-lo e eu como era uma novata calei-me mas agora não me calo e não deviamos calar-nos nunca, espero que as coisas melhorem . beijinhos grandes !!

    ResponderEliminar
  7. Infelizmente há cada vez mais pessoas nessa situação!

    ResponderEliminar
  8. Fizeste muito bem! Não podes arcar com todas as responsabilidades se trabalhas em equipa. Mais importante do que cumprir prazos é ter trabalhadores em condições de saúde e bem estar que possibilitem um bom trabalho!

    ResponderEliminar
  9. Fizeste muito bem ! Sei bem o que isso é e por vezes temos mesmo que nos impor !

    ResponderEliminar
  10. Espero que com isso tudo melhore :)

    ResponderEliminar
  11. Fizeste muito bem, isso era um exagero e ninguém tem de fazer isso. Força*

    ResponderEliminar
  12. Fizeste muito bem, felizmente pudeste fazê-lo! :)
    Tens razão, quando a saúde passa a estar em jogo, já não se podem admitir mais abusos! Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~