29 agosto 2016

Regra 60-30-10

Como vos contei, sou uma nódoa no que toca à decoração. A minha casa tem áreas muito amplas (que eu adoro), o que me dificulta mais a tarefa de as tornar acolhedoras. Então ando a ler umas coisinhas, a ver imensas imagens e uma amiga minha apresentou-me uma regra:


É a regra dos 60-30-10. Diz esta regra que na decoração de um cómodo, devemos escolher uma cor primária que se aplicará em cerca de 60% dos elementos (normalmente uma cor mais sóbria e clara), uma cor secundária para 30% dos elementos e uma cor de destaque para pequenos apontamentos que realçam tudo o resto (cerca de 10%).

E realmente esta regra não é nada descabida! Andei à procura de exemplos na net e nota-se que vai havendo variações mas dá para encontrar muitas aplicações práticas!
Mostro-vos alguns exemplos que surripiei da net e onde tentei identificar esta regra:




Agora vou dedicar-me a descobrir o meu trio maravilha!

21 comentários:

  1. Também desconhecia essa regra, mas faz todo o sentido :)
    Pensando bem, até acabamos por a praticar sem dar conta.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia!
    Vou tentar experimentar em casa! :)

    ResponderEliminar
  3. Por acaso não conhecia essa regra :p
    Boa semana *

    ResponderEliminar
  4. Por vezes o melhor é mesmo recorrer a inspirações! Essa regra é ótima para tornar tudo mais harmonioso!

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia essa regra mas faz sentido...ainda tenho espaços e cantinhos por decorar e confesso que não é fácil por em pratica determinadas ideias, mas gostei de conhecer esta regra :).
    Beijinhos e boa semana.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Boa dica! Nunca tinha pensado nas coisas por aí! =)

    www.anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  7. Eu sou da opinião que com o branco nunca me comprometo, só tenho uma parede em amarelo mostarda que vai jogando com uma ou outra peça de decoração e com alguns tons das almofadas.

    ResponderEliminar
  8. Nunca tinha pensado nisso mas parece-me bem a regra!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  9. Esses comodos são copletamente lindos.

    http://mundodemiudas.blogspot.pt/2016/08/regresso-as-aulas-1-dicas-que-todos-os.html

    ResponderEliminar
  10. Eu adoro decoração (= pena a minha casa ser tão pequenina, não há muito espaço por onde inventar =P

    ResponderEliminar
  11. Olha já temos uma coisa em comum! Eu às vezes até tenho pena de ser assim...lolol

    ResponderEliminar
  12. olha nunca tinha ouvido falar, mas faz todo o sentido, vendo os exemplos das imagens!

    ResponderEliminar
  13. Fiquei logo rendida à primeira imagem. Eu também tenho imensa dificuldade nestas coisas! E adoro um espaço bem decorado. Tanto a aprender:)
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Muito giro! Nunca tinha ouvido falar dessa regra...
    Bjs, Alexandra
    http://nossaimag.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Eu cada vez mais gosto mais de neutros em casa, muito branco também :)
    Bj S

    ResponderEliminar
  16. Faz sentido. Mas acho que o que tens de perguntar a ti mesma é se esse é o teu tipo de casa. Uma 60-30-10 :)

    Tenho uma opinião sobre pessoas e suas primeiras casas. Nos primeiros anos decoram-nas de forma muito impessoal, mas "bonitinha". Tudo a combinar, tudo muito "clean", jarras lisas e coloridas, ou douradas/prateadas - depende dos tais 2 tons escolhidos. Mas mesmo assim, ao se entrar nesse ambiente ainda não se sente um lar. O lar em si, vem com o tempo. Quando as pessoas e o espaço começam a «comungar» melhor. Só ao fim de uns anos é que uma casa vira lar - porque a pessoa vai percebendo se é aquele o tipo de mobiliário para si, o tipo de sofá, o que faz falta em cada espaço, etc. Usando é que se sabe. Pelo menos é a sensação com que fiquei ao longo dos anos. E assim que aparece o primeiro filho aí, vira um lar de verdade, com brinquedos espalhados por toda a parte, cadeirinhas de refeição, retirada de bibelos perigosos dos móveis, protecções plásticas pelos cantos, tomadas com tampo, etc. Pelo que lá vai a decoração «para o espaço» eheh. Mas de alguma forma não se dá qualquer importância a isso.

    Enfim, desculpa lá por puxar o fio à meada. Sobre a decoração hoje sou como tu. Sou péssima. Tenho elementos que pretendo conjugar e não me sai bem. Quando digo que tenho saudades de mim esse é um departamento que serve de exemplo. Costumava sentir de imediato um espaço e saber o que queria nele. E tinha sempre algo diferente dos demais, de uma forma repelente que surpreendia pela positiva. Saber decorar é mesmo um dom. Mas transformar uma casa num lar é muito melhor e nisso chegas lá num estantinho :)

    Recordo-me sempre da minha avó. Uma pessoa simples que estava "sempre bem" onde quer que a levassem. Confidenciou-me vária vezes que não gostava da casa de uma das filhas, dizendo "não saber porquê". A filha dizia que a mãe gostava de ir à sua casa, sentia-se bem nela, era bem tratada... E eu sabia que não era verdade. Minha avó evitava lá ir. Não era nada relacionado com a vontade da filha em a ter lá. Talvez fosse mais complexo... não sei. Mas quando procurava entender com ela essa falta de conforto, que ela própria não sabia explicar, deduzi que minha avó não se sentia bem por a casa ser decorada de uma forma estilizada, saída de catálogo. Acho que minha avó pretendia uma casa com outra "vibração". Na casa dos outros filhos ela até que se sentia melhor (sendo a sua sempre a melhor, claro). Mas naquela, que até era a da filha "favorita", ela não gostava de estar. Havia outra, atolada de bibelos, de fotografias, de cortinas e cortinados, uma casa mais cheia, mas que ela sempre me respondia gostar mais do que da outra. E eu entendi que era porque uma era mais acolhedora e a outra não. Tinha um aspecto mais frio.

    E a dizer a verdade, minha avó acertou em cheio. Na casa «estilizada», não podia cair uma migalha ao chão. A dona não gostava. Na outra se cair, caiu... apanha-se. Entendes a diferença?

    Na família todos diziam que a casa com muitos objectos em cima dos móveis era a mais feia - mas eu discordava. Todos o mencionavam, diante da minha avó e a tal filha da casa estilizada dava o seu exemplo como o certo, o preferível, dizendo que a mãe preferia a sua à da outra. Há pessoas que não entendem :)

    Bem, desculpa lá os exemplos e a ida às lembranças, mas achei que te podiam ajudar. Não que seja contra casas estilizadas, algumas são calorosas. Mas há algo mais... não sei explicar.

    Vai fazendo com calma, vai enchendo o teu lar com coisas que gostas e "falem" contigo :) Se falarem contigo, falarão com todos :) Boa sorte na empreitada, mas acho que não precisas de ter pressa. Uma casa constrói-se com tempo.

    Beijos

    ResponderEliminar
  17. Vou pesquisar as minhas cores também :)

    ResponderEliminar
  18. Essa 'regra' funciona muito bem e ajuda, de facto, a conseguir conciliar a decoração de forma equilibrada!

    ResponderEliminar
  19. Realmente uma excelente regra para quem não entende nada disto =)

    ResponderEliminar
  20. Adorei os exemplo e essa bela dica :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~