16 março 2016

Nova família, rotinas nossas


Cada família tem as suas rotinas, as suas tradições. Eu tenho as minhas com a minha família e o meu noivo tem as dele. Algumas são coincidentes, outras não tanto. Quando formos viver juntos, criaremos as nossas.

Uma das rotinas (ou não rotinas) em que divergimos claramente tem a ver com as refeições.
Em minha casa a hora das refeições é hora de reunião da família em volta da mesa. Durante a semana, jantamos todos juntos, sempre por volta das 20h. Se algum de nós está atrasado, liga a avisar e tentamos esperar uns pelos outros para termos aquele momento diário em família. À volta da mesa descontraímos do dia de trabalho, contamos as peripécias do nosso dia, elogiamos os cozinhados da minha mãe (raramente algum de nós toma conta da cozinha ao jantar) e temos as notícias em plano de fundo que comentamos sempre que nos despertam a atenção. É o nosso momento família durante a semana. E eu não dispensaria por nada!

Já em casa do meu namorado, durante a semana é um bocado na base do salve-se quem puder. Também lá há horários diferentes mas no caso deles a refeição em família não é comum. Cada um janta quando tem fome. Cozinha se lhe apetecer cozinhar. Cada um tem o seu horário e vai fazendo a sua vidinha, por assim dizer.


Quando formos viver juntos, quero manter a minha rotina de fazermos as refeições juntos (tanto quanto possível). Acordamos cedo para ir trabalhar, chegamos tarde a casa... o jantar em família é o ponto de encontro. Acho que não vou ter discordância nesse ponto porque o meu namorado já me disse que acha que é uma ótima rotina e que traz muito à união familiar. Que assim seja!

15 comentários:

  1. Cá em casa também temos horário, às 20h normalmente estamos a jantar, se por acaso alguém estiver muito atrasado começamos a comer, e eu queria, já há anos que falo nesse conceito de família e conversas ao jantar mas não é fácil, quando estou cá os meus pais ligam imenso ao telejornal e mal falam, a minha irmã então come rápido e foge outra vez para o computador. É pena...eu quando criar uma família vou instituir esse conceito de jantar é tempo de conversar.

    ResponderEliminar
  2. Quando comecei a viver com o E tivemos essa dificuldade. Na minha casa também nos reunimos à mesa para partilhar refeições, na dele não.
    Custou um pouco, mas hoje sentamos-nos à mesa todos os dias juntos.

    ResponderEliminar
  3. COncordo contigo em materes essa rotina, nem que seja a dois...é muito bom, a rotina da minha familia é igual e eu adoro esses momentos :).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Concordo contigo. Também faço o mesmo cá em casa e curiosamente já vinha com esse hábito desde a casa dos meus pais. Com a rotina é tão difícil comunicar que a hora de jantar era sagrada. E durante muitos e muitos anos a minha mãe fazia o almoço ao sábado em casa deles para estarmos todos juntos, devido ao aumento significativo da família já não dava mais para fazer ( não havia espaço). Mas tenho saudades e de vez em quando lá se ouve:
    "Jantar na minha ou na tua??" ahahaha
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Aqui em casa a rotina é a mesma que a tua. Faz-se de tudo para se jantar em família. É um momento em que realmente podemos conversar e estar todos juntos, o que muitas vezes é difícil porque os horários não são todos iguais.

    ResponderEliminar
  6. Cá em casa também tentamos jantar sempre juntos, é a hora de pôr a conversa em dia e contar as novidades!

    ResponderEliminar
  7. Curiosamente também tenho esse hábito e como fui educada assim já não sei viver de outra forma! Aquele momento é sagrado! E devemos aproveitar cada momento enquanto estamos cá todos ...
    Adorei o teu post...de verdade!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Em minha casa é como na tua, e na do meu namorado é como na do teu noivo ahah :) confesso que me faz confusão dispensar assim a hora do jantar. Para mim, as boas reuniões são sempre à volta da mesa :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  9. Olá, querida! :)

    Gostei tanto de ler este post! Espelhas, claramente, o amor familiar e a harmonia que se vive, bem como a importância dada a coisas (como as refeições) que parecem tão ínfimas mas que, no fundo, se revelam essenciais!

    Muitos beijinhos e continuação de uma boa semana ^^

    ResponderEliminar
  10. Também acho que a refeição, pelo menos o jantar, é tão bom ser partilhado.
    Nós como já moramos juntos já o fazemos, todos os dias e é optimo :)
    É tão bom construirmos e alimentarmos nós mesmos as nossas "tradições"!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Olha, podia ter sido eu a escrever isto... É tal e qual assim por aqui: em minha casa come-se à mesma hora, todos juntos, na do meu namorado os pais jantam quando querem e ele idem aspas. E eu faço questão de manter a "minha tradição" um dia, quando morarmos juntos.

    ResponderEliminar
  12. No meu caso sempre foi assim ate que fui trabalhar para um shopping. É uma treta. Sao raras as refeicoes que conseguimos fazer juntos :/

    ResponderEliminar
  13. Acho que fazes muito bem em manter isso um dia na tua casa :)

    ResponderEliminar
  14. Estás a ver? Já são dois onde a rotina familiar à hora do jantar era inexistente que concorda com uma. No meu caso, quando criança SIM, existia isso da família toda junta na mesa do jantar. Mas da adolescência para cima é salve-se quem poder. Cada qual cozinhava se lhe apetecesse, comia quando lhe apetecesse... Ou nem sequer jantava. Minha mãe nunca gostou de ter de ir para a cozinha de modo que ia-se esquivando por onde desse. Mas essa reunião familiar contudo, persiste. Não é é diária. É ao almoço de fim-de-semana. :)

    ResponderEliminar
  15. Acredito que, enquanto existem crianças, esse ritual se cumpra. Mas é provável que no futuro se torne mais difícil. Aí vai depender também dos adultos, na sua vontade de continuar a ter esse momento familiar de convívio e partilha. Se for maior que a vontade de voltar para o sofá para ver televisão :)

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~