17 março 2016

Da graxa


Quem é que não conhece aquele colega (no trabalho ou mesmo na escola) que é todo sorrisos para as hierarquias acima? Aquele que concorda se ri sempre com demasiado entusiasmo das piadas do chefe. Aquele que antes de ouvir a opinião de quem está acima dele já está a acenar afirmativamente. Aquele que não coça o nariz sem pedir autorização, que faz pontos de situação de tudo e mais alguma coisa e que mantém sempre o chefe informado do que sabe da rádio-alcatifa?

Provavelmente todos nós conhecemos um ou outro espécime deste tipo, certo?
Eu conheço.
Mas tenho a dizer-vos que nem é este tipo de pessoas que mais me incomoda. Se eu faria isso? Não. Mas há quem tenha estômago para a coisa e o mal é de quem se deixa "comprar" com esta postura em vez de valorizar o mérito. Por isso, isto é mais uma estratégia de ascenção. Só funciona se houver receptor.

O que me chateia mesmo, mesmo a sério são os graxistas-vira-casacas. Aqueles que dão graxa a um, dão graxa a outro. Vão a quem acham que tem mais poder, a quem pode satisfazer melhor o que procuram. E saltitam alegremente de um lado para o outro, lambendo as botas de todos, dizendo mal de uns aos outros, e dizendo mal de todos em geral na ausência de qualquer um. Gentinha que só olha para o próprio umbigo e que na verdade não respeita ninguém. Gentinha pequena, falsa em quem não se pode confiar. Gentinha de quem quero distância. Mas não posso... trabalho com gentinha desta.

22 comentários:

  1. Conheci uns quantos no tempo de secundário... até metia nojo

    ResponderEliminar
  2. Pois eu tenho disso tudo no meu trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que há espécimes destes em todo o lado, não é verdade?

      Eliminar
  3. Também não suporto esse tipo de pessoas!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Também conheço alguns desses exemplares, infelizmente...

    ResponderEliminar
  5. ui, tinha tanto disso na universidade...

    ResponderEliminar
  6. É triste as pessoas serem assim. Ainda estou no secundário e já vejo imensas pessoas com essas atitudes :/
    Gostei muito de conhecer o seu blog, já sigo :)
    Beijinhos
    http://universodamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os anos passam, vamos do secundário, para a faculdade, para o trabalho... e infelizmente continuamos a deparar-nos com estas pessoas...

      Eliminar
  7. Parece que todas nós conhecemos pessoas dessas! Dissimulados ainda são piores!! Longe!!
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. O melhor é ignorar! Pois eles (elas) serão sempre assim e nós iremos sofrer mais do que eles (elas) se lhes dermos atenção! Até porque...pessoas assim, nem a merecem (a nossa atenção!) ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Também já lidei com este tipo de gentinha. Sempre me afastei dessas pessoas e quando não podia dava sempre o minino dos mininos de confiança...

    ResponderEliminar
  10. Sei bem como é, por isso é que sou moça de poucos amigos (amigas, vá). Na faculdade, numa turma de 80 alminhas (todas gajas) só 3 ou 4 é que me "curtem" porque vi que as outras são assim como dizes e não tenho vergonha de lhes dizer na cara de que se não for pelo mérito e estatuto dos outros elas não são nada, e muitas vezes mandei-as à merda também e elas ficaram a olhar pra mim sem dizerem ai nem ui. E sabes o que é mais giro? É pedirem-me pra adicionar no instagram, só para terem aquela cena do "deixa cá ver o que esta anda a fazer e se tem sucesso".
    Mas não ligues, fruta podre cai sozinha, e uma pessoa não aguenta lamber botas a vida toda.

    beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Nem sempre é bom fazer isto, principalmente os tais "graxistas-vira-casacas", porque coisas destas são comentadas, e descobrem-se.
    Não gosto deste tipo de gente...

    ResponderEliminar
  12. Lambe botas é do que mais há, graxistas e acima de tudo, idotas...mas como dizes, é apenas mais uma estratégia que só funciona se houver receptor ;) :).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Somos duas, também detesto pessoas assim.

    ResponderEliminar
  14. Os há por todo o lado. E tanto são maus os primeiros como os segundos. São o mesmo tipo, com pequenas variantes.
    Fizeste-me lembrar uma ocasião... um rapaz com ar de menino, feio, experiente no universo laboral, que vivia a dizer "sim" e (juro) seguia tanto os chefes herárquicos que ia mesmo coladinho atrás deles. Após observar a cenas umas tantas vezes só depois entendi. E era falso. Isso é que é lamentável. Provavelmente também era gay - mas isso nunca descortinou. Não sei porquê, mas agora veio ao caso. Falava mal dos outros que se fartava. Dizia que não era lambe botas. Mas pensando bem e olhando para trás, era tudo o que fazia: dizer sim, concordando quando já tinha discordado, dizendo "que faz e acontece" e depois na hora "Murcha" e nada faz.

    Não sei se ignorar é o melhor remédio. Porque a peçonha e o mal que jogam vai continuar...

    ResponderEliminar
  15. Cada vez são mais, infelizmente levamos com eles pela vida toda.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~