22 fevereiro 2016

Lições que só percebemos mais tarde


Quando andei na escola, principalmente no básico e secundário, tive professores que não nos davam a liberdade de sentar onde queríamos, junto de quem queríamos. Tinham aquela mania irritante de nos sentar por ordem alfabética ou de acordo com outros critérios que lá arranjavam e que achavam geniais.

Eu detestava quando isso acontecia!
Ter de passar o ano letivo sentada ao lado de um colega com quem não tinha afinidade era um castigo para mim (que ainda por cima sempre gostei muito de conversar nas aulas).
Lembro-me perfeitamente de uma aula em que me sentaram na mesa da frente com um colega meu (mudaram-me de lugar para eu falar menos). Aquele colega não era de todo dos meus preferidos mas o pior era que se chegava tão perto de mim que eu sentia o respirar dele em mim quando nos virávamos para olhar para a professora durante as explicações. Tive de o chamar à atenção, obviamente!

Mas o que eu queria realmente lembrar era a resposta dos professores quando me queixava destas disposições na sala: "quando forem trabalhar também se terão de sujeitar a trabalhar com pessoas com as quais não têm afinidade".

E aquela resposta irritava-me sobremaneira! Até pode acontecer mas nessa altura também teria outra maturidade para lidar com essa situação. E, para além disso, porque é que nos tinham de castigar já?

Já conto com mais de oito anos de trabalho e trabalhar com pessoas de quem não gosto ainda é uma coisa que me chateia muito! Qual maturidade, qual quê? Felizmente não antipatizo com muita gente no trabalho... na verdade, tenho UMA pessoa de quem não gosto. E, claro, é com ela que me calhou fazer agora um trabalho. Ai, paciência, muita paciência.

17 comentários:

  1. Não é nada fácil quando isso acontece! :/

    ResponderEliminar
  2. Também me acontece trabalhar com uma colega que passa a vida a mandar bocas e indirectas, apesar de me apetecer responder-lhe limito-me a fazer o meu trabalho e a dar-lhe desprezo, é a melhor solução :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é mesmo o melhor. Neste caso, ela não me provoca nem é desagradável, mas como já a vi a ter atitudes com outras pessoas que não gostei nada, acabei por lhes tomar as dores e desenvolver uma antipatia por ela...

      Eliminar
  3. Porque será que os meus eram iguais? Alguns não me lembro de se importarem em ficarmos com quem já conhecíamos e gostávamos mas havia sempre esses que diziam isso "vão trabalhar futuramente com quem não gostam, vão ter de lidar com pessoas assim e assado, vão ter de engolir muitos sapatos na vida profissional" AAAARGH. Sério, fazia-me sentir impotente e a pensar que iria ser infeliz no meu emprego futuro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Completamente! Não queria imaginar um emprego em que isso acontecesse mesmo!

      Eliminar
  4. É a vida, mas ainda bem que guardaste essa lição =)

    ResponderEliminar
  5. Felizmente que o meu local de trabalho tem um ambiente familiar, senão despedia-me. Não sou de aguentar gente que não gosto :\

    ResponderEliminar
  6. Estou na mesma!! E também sempre adorei conversar :) GOOD LUCK

    ResponderEliminar
  7. Agora fizeste-me recuar no tempo e lembrar-me da ditadura dos lugares por ordem...detestava...
    Boa sorte (e uma boa dose de paciência) para esse trabalho!

    ResponderEliminar
  8. lembro-me perfeitamente dos professores dizerem isso e acho que têm razão

    ResponderEliminar
  9. Não é mesmo nada fácil quando isso acontece. Aliás, a mim retira-me logo toda a motivação que possa haver. Felizmente trabalho com pessoas (colegas de trabalho) de quem gosto muito, mas volta e meia surge uma ave rara para substituições e não é fácil mesmo!!!!
    Quanto à escola também detestava quando isso me acontecia... rrrrr!
    Beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Graças a deus os meus professores não eram de implicar com isso dos lugares, um ou outro sim, mas nada de grave. Já no trabalho..já tive algumas pessoinhas irritantes mas como sou tão distraída nem dou por elas..ops!!

    ResponderEliminar
  11. Infelizmente isso vai ser sempre um problema na nossa vida: vai haver sempre gente de quem não gostamos e com quem temos que estar. Felizmente não me acontecia isso na escola :)

    ResponderEliminar
  12. A verdade é que a escola é o sítio ideal para nos prepararmos para a vida, as coisas boas e as coisas más. Eu sinceramente tenho imensa dificuldade em lidar com pessoas que não gosto, mas ja´ trabalhei com algumas e desde que haja alguma diplomacia e tolerancia corre tudo bem.

    beijinho
    www.blogasbolinhasamarelas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Os teus professores foram teus amigos, assim já sabes como fazer. Faz parte, há sempre gente que não gostamos, mas se temos de lidar ou trabalhar com essas pessoas, há que o fazer com educação e profissionalismo.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~