01 fevereiro 2016

Arte


Na sexta-feira passada fui ao teatro. Fui ver a peça Arte que está em cena no Teatro Tivoli até 28 de fevereiro, interpretada pelo João Lagarto, o Vítor Norte e o Adriano Luz. Trata-se de uma reposição uma vez que, há mais de dez anos, esta mesma peça foi apresentada em Portugal por outros atores (José Pedro Gomes, António Feio e Miguel Guilherme), com um sucesso brutal.

O mote da peça é simples: há um grupo de três amigos de longa data e um deles compra um quadro. Uma tela branca, com riscas brancas. E é esta tela que leva ao desenrolar de toda a trama, com uma discussão exaustiva sobre a mesma, os diferentes gostos, e uma zanga que os leva dizerem tudo o que pensam uns dos outros.

Confesso que não fiquei fã. O texto é interessante mas esperava que houvesse mais exploração do ponto de vista de cada um deles sobre o que viam e interpretavam da tela. E, sabendo que se devia tratar de uma comédia, não lhes achei assim tanta graça. Principalmente ao Vítor Norte. Achei que ele esteve muito mau, a personagem que criou não era nada credível e nunca me convenceu nem da "intelectualidade" dela nem que podia pertencer àquele grupo de amigos. Vamos ser francos, ele não me convenceu em geral...

E depois fui ao Youtube e percebi que existem vídeos da primeira peça (José Pedro Gomes, António Feio e Miguel Guilherme) e gostei mais dessa versão! Havia mais química, pareciam mais um grupo de amigos que discordam uns dos outros. Acabam por ter mais graça, pelas expressões, as entoações... apenas uma ressalva para o João Lagarto que tem mais jeito para ser um amigo rabugento que o José Pedro Gomes! E o Adriano Luz que foi quem me fez rir mais numa altura em que descreve um telefonema com a mãe. No final do dia... fico sempre feliz de ir ao teatro, ainda que não tenha saído de lá muito convencida com a peça!

11 comentários:

  1. É sempre bom fazer deste tipo de programas, diferentes, culturais, que nos conseguem por momentos abstrair da realidade e do dia à dia.
    Gostei muito do post e da tua critica ;).
    Beijinhos

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, eu também adoro ir ao teatro!
      Infelizmente não posso ir tantas vezes como gostaria mas saio sempre de lá feliz :)

      Eliminar
  2. Fui ver esta peça com os meus pais na sua primeira versão, nem sabia que tinha sido repostas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tu serias a pessoa indicada para estabelecer diferenças ;)

      Eliminar
  3. Adoro teatro, acho que é daquelas coisas em que vale a pena gastarmos o nosso tempo!

    ResponderEliminar
  4. Que pena que não gostaste! O teatro é fabuloso mas tem de me cativar a sério para eu gostar! xo
    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. gosto muito do João Lagarto e do Vitor Norte :)

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso deste post! Ora aqui está uma coisa que já não faço ha muito tempo! E devia mesmo mudar isso. È um excelente programa.
    Muitos beijinhos
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo!
      E se estivermos atentos vão havendo peças bem interessantes e a preços aceitáveis!

      Eliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~