07 janeiro 2016

Depressão


As doenças de foro psicológico assustam-me muito. Sobretudo a depressão. Vai chegando, não avisa, dói mas não se vê, não se sabe bem porquê, e vai tomando conta da vida das pessoas. Felizmente, nunca passei por isso mas acompanhei de perto três pessoas muito queridas que lutaram para vencer a depressão e recentemente tive a confirmação que temia: uma grande amiga da minha família está a passar pelo mesmo. 
As três pessoas que conheço e que passaram por este tormento reagiram de forma muito diferente. Uma delas é o meu avô, que ainda hoje não admite que teve uma depressão. Para além de ser evidente para quem o rodeava que ele não estava bem, foi diagnosticado por médicos e medicado. Mas é complicado quando o paciente não aceita que está doente... 
Outro foi uma pessoa com quem trabalhei. Nunca diria que estava a passar por tal coisa! Felizmente conseguiu dar a volta por cima com medicação, aconselhamento e o seu hobbie preferido! 
A outra foi a minha avó. Lembro-me de me dizer "oh filha, eu sinto uma tristeza cá dentro que não sei explicar...". E esta explicação dela, uma explicação que nem ela sabia entender, é aquela a que me agarro para tentar avaliar-me. Porque há dias que nos sentimos tristes sem saber bem porquê. Acho que todos passamos por dias assim. O problema residirá quando esses dias se começam a suceder uns aos outros e não é apenas mais um dia não, é uma fase não, é uma depressão. 

Há algum tempo em conversa com uma amiga ela dizia que as mulheres têm mais tendência a sofrer deste problema quando estão na casa dos 40 anos. Em parte pode-se explicar pela maior independência dos filhos, um desgaste no casamento, o cansaço do trabalho, a menopausa, o balanço nem sempre satisfatório de cerca de meia vida... É assustador.

Agora temos esta grande amiga que está a passar pelo mesmo (curiosamente na casa dos 40). Anda com os sentimentos à flor da pele. Chora. Chora muito, a toda a hora. Estamos a conversar e ela emociona-se. E refugia-se. Já está a ser acompanhada e, se Deus quiser, 2016 será o ano em que regressará tal como a conhecíamos: alegre, sociável, a nossa amiga!

19 comentários:

  1. A depressão é de facto uma doença assustadora pois afeta todos os aspectos da nossa vida. Lamento saber que te esteja assim tão próxima. Mas se deus quiser vai tudo resolver.se o facto da tua amiga ter procurado ajuda já é meio caminho andado.
    Beijinhos e força!!

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente, também já acompanhei de perto pessoas a quem tinha sido diagnosticado uma depressão.
    A última delas, uma tia, tem sido particularmente complicado. Ela isola-se muito, não tem vontade de fazer nada, não quer ir aos jantares de família e, quando vai, começa a chorar muito facilmente. Já está a ser medicada, mas até agora não temos notado melhoras. A sua estrutura familiar mais próxima também não é a melhor (não tem o apoio nem a compreensão do seu marido e filho) e alguns acontecimentos menos felizes nos últimos meses ainda a têm deixado pior.
    Também é uma doença que me assusta muito, pois acho que é difícil de diagnosticar inicialmente e de difícil aceitação por parte do doente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E cada caso é um caso, as reações são tão diferentes, os tratamentos tão diversos... as melhoras para a tua tia!

      Eliminar
  3. a questão é perceber de onde vem essa tristeza, quando a tua avó diz que a não sabe explicar é porque não consegue identificar de onde vem, mas a depressão não está associada a sintomas vazios, ou seja, está associada a algo real, a acontecimentos reais que fazem com que a pessoa se vá deixando ir abaixo mais facilmente do que alguém que seja resiliente aos mesmos acontecimentos
    neste assunto é sobretudo a forma de cada um lidar com o que lhe acontece é que vai originar ou não estas quedas grandes e o início de uma depressão, e digo-te também uma coisa, é muito moda ter uma depressão, não estou a dizer que as pessoas que conheces foram mal diagnosticadas mas é moda o pessoal ter uma depressão como é moda os miúdos serem mal diagnosticados com hiperatividade. As pessoas erram porque em vez de irem a um psicólogo que irá juntamente com o cliente perceber a origem dos problemas e tratá-los na fonte...vão a médicos e psiquiatras que medicam as pessoas simplesmente, ou pelo menos a maioria.
    Um beijinho e que a tua amiga consiga a ajuda necessária e que se levante novamente :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo o que dizes quanto ao "estar na moda" mas curiosamente não encaro a depressão e a hiperatividade da mesma forma.

      Acho que a hiperatividade está "na moda" porque conheço várias crianças que me parecem simplesmente enérgicas e outras são simplesmente mal educadas que são apelidadas de hiperativas. Como se isso fosse a saída fácil para explicar comportamentos que incomodam...

      A depressão parece estar na moda mas acredito que seja porque durante muitos anos deve ter havido muita gente deprimida sem ser diagnosticada. Estavam tristes... e não se percebia a doença por trás.

      Mas isto sou eu a falar que não percebo nada disto ;)

      Eliminar
  4. A depressão é horrível, a profunda, a crónica ainda pior. E líderes com pessoas que a tenham torna-se complicado, principalmente quando são as que mais gostamos.

    ResponderEliminar
  5. Assusta muito . Espero que a tua amiga recupere rápido , ainda bem que tem o vosso apoio que isso também é fundamental .
    Beijinho
    elisaumarapariganormal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Eu lido com ela há mais tempo do que gostava. É assustador como nós mudamos, tudo muda. Mas com força e foco vou vence-la!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que consigas reerguer-te! O combate é demorado, mas há-de resultar!

      Eliminar
  7. A minha mãe passou por uma depressão muito muito complicada, e continua a tomar calmantes pois ela é muito depressiva, não é preciso muito para cair novamente numa depressão profunda. É uma doença muitíssimo complicada, difícil de lidar...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As melhoras também para a tua mãe, querida Catarina!

      Eliminar
  8. É preciso muita força ! Espero que a tua amiga consiga dar a volta a isso :)

    ResponderEliminar
  9. a depressão é a doença da alma, a única que a magoa ,,
    e custa muito a passar e alias nunca passa apenas atenua
    beijinhos
    http://belezademulheremae.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. ela vai conseguir ultrapassar... a Depressão é uma doença muito má, mas que tem cura!

    ResponderEliminar
  11. A depressão não é pêra doce...a minha mãe já passou por uma, muito grave, e foi uma fase bastante complicada...mas, felizmente, recuperou muito bem e hoje ninguém diria que ela já esteve tão mal!

    ResponderEliminar
  12. É uma doença horrivel...também conheço algumas pessoas...umas que deram a volta por cima e outras que nem por isso...é uma doença muito triste...
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Eu também tenho algum receio dessa doença, confesso. Muitas vezes sinto isso mesmo: uma tristeza tão grande dentro do peito, uns dias em que não nos apetece mais nada senão fugir deste mundo e deixar tudo para trás. A minha mãe sofre de depressão há muitos anos e a vida dela é uma autêntica montanha russa. É seguida mas vai arrastando esta situação há tempo demais, sem fazer o suficiente para a abandonar. Não há nada que se possa fazer por uma pessoa assim, só dela depende a força de mudar a sua condição. Além disso, tornam-se pessoas muito "perigosas" para as que as rodeiam pois não têm atitudes coerentes e muito menos estão bem consigo mesmas, pelo que não conseguem estar com os outros. É muito complicado... Oxalá este ano mude alguma coisa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que este ano seja o ano da viragem!
      Acho que ver a filha vestida de noiva é capaz de ajudar =p

      Eliminar
  14. Também me assusta muito, confesso. Espero que essa tua amiga fique bem rapidamente.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~