16 outubro 2015

Eu voto sim neste gesto!


Se calhar para vocês não é novidade mas só recentemente tomei conhecimento da italiana Licia Rozulli, membro do Parlamento Europeu.

Se não a conhecem, provavelmente estão a estranhar a imagem acima mas a verdade é que em 2010 ela decidiu levar a filha Vittoria, ainda bebé com seis semanas de vida, para a votação quanto aos direitos da mulher no que concerne à conciliação do seu papel de mãe com a sua carreira profissional.

Às vezes é mesmo preciso uma acção "fora da caixa" para que uma intenção tenha mais força e seja falada. E a verdade é que ainda há pouco tempo li que se estima serem necessários 70 anos para se alcançar a igualdade salarial entre géneros e eu acredito que em parte se deve à maternidade. Muitas mulheres acabam por ser penalizadas nas suas carreiras pela sua ausência (mais que justificada!) nos trabalhos, ainda que se desmultipliquem em esforços para conciliar a vida familiar com a profissional. Já para não falar do preconceito que às vezes é feito logo nas contratações, evitando mulheres porque estas potencialmente entrarão em licenças de maternidade mais tarde ou mais cedo.

Felizmente as coisas estão a mudar... mas a mudança é lenta.

7 comentários:

  1. ainda hoje por sermos mães ficamos sempre atrás dos homens em muita carreiras profissionais

    ResponderEliminar
  2. E bem lentas, coisas que para mim não fazem sentido... e penso que as mulheres partilham da minha opinião!

    ResponderEliminar
  3. Já conhecia :) Acho fantástico que ela o faça para aumentar a consciência social sobre as mães trabalhadoras. Mas isto levanta outra questão: porque é ela a principal cuidadora da criança e não o pai?

    ResponderEliminar
  4. Uma grande atitude! Felizmente as coisas começam a mudar em todo o mundo!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu também voto SIM, sem dúvida. Falando por experiência própria ainda temos muitas mentinhas para mudar infelizmente =(

    ResponderEliminar
  6. Que bela maneira de se manifestar. Adorei.

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!
Já me visitaste nas redes sociais?
Facebook | Instagram
Ou então por aqui: cat.nemmaisnemmenos@gmail.com

/*pinterest hover button~