Tenho um blog porque gosto de escrever. Não há objectivos escondidos, não há obrigações, há prazer. Mas tenho um blog também porque gosto da interacção que este me proporciona com as pessoas que cá passam e lêem o que escrevo e que até se dão ao trabalho de deixar umas palavrinhas na caixa de comentários.
Para quem, como eu, gosta desta interacção, é importante que o blog seja atractivo e cative quem por cá passa. E um das maneiras eficazes de manter os leitores passa em muito pela periodicidade dos posts. Comigo funciona assim: um blog que fica dias sem nenhuma novidade deixa de me prender. Vou lá uma, duas, três vezes sem resultado... se calhar não volto uma quarta. Claro que há excepções! Há blogs tão bons que voltarei as vezes que forem precisas para voltar a lê-lo.
Da minha parte, não publico posts todos os dias mas tento manter-me regular: pelo menos três ou quatro posts por semana... até tenho conseguido mais.
Mas, claro, a inspiração não está sempre do nosso lado. Nem sempre temos um tema ou a fluidez das palavras quando mais queremos publicar qualquer coisa... para estes dias recorro a posts que tenho guardados nos rascunhos, prontos a publicar. Posts que escrevo nos dias de maior inspiração e que guardo para estes dias que não tenho sobre o que escrever, ou até para agendar nas férias para o meu cantinho não ficar às moscas.
E vocês? Também passam por estas fases de pouca inspiração?
Como é que resolvem?
Três a quatro posts por semana parece-me uma frequência boa :)
ResponderEliminarAcho que um bom truque para contornar a falta de inspiração passa por ter rubricas fixas.
Andei uns meses sem qualquer tipo de inspiração, e como não tinha sequer posts nos rascunhos, deixei de publicar por completo. Mas 3 ou 4 posts por semana parece-me bem, também acabo por perder o interesse por blogs que não publicam com alguma regularidade
ResponderEliminarCreio que a falta de inspiração toca a todos de vez em quando. Quanto ao escrever com mais frequência, sou uma das que tem de o fazer e falho redondamente...
ResponderEliminar:)
Acho que estas fases acontecem com toda a gente ;) Também tento manter o blog actualizado e publicar várias vezes por semana...apesar de, em certos dias, estar cheia de ideias, guardo-as para outros dias, de maneira a não fazer mais do que uma publicação no mesmo dia (não gosto de publicar várias vezes por dia...e esta foi uma "regra" que impus a mim mesma). Noutros dias, enfim, é o contrário: não há ideias nenhumas. Neste caso, não faço nada. Não vale a pena forçar, até porque acho que se vai notar que o post foi escrito de forma forçada. Passo uns dias sem vir cá, e normalmente a inspiração volta :)
ResponderEliminarR: Os casos em que pensei quando escrevi o post não foram devido à falta de alternativas...e é isso que admiro, no fundo: a coragem de partir em aventura e de alargar horizontes :)
De vez em quando perco muito a inspiração... Mas lá me obrigo e arrasto-me até ao teclado lol
ResponderEliminarAcho que toda a gente tem dessas fases! Eu tão depressa tenho imensas ideias e escrevo posts atrás de posts como não me vem nada à ideia. às vezes o melhor é mesmo dar um tempo, pois depois o regresso é em força!
ResponderEliminarbeijinhos
http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/
É normal passarmos por essas fases.
ResponderEliminarEu normalmente publico mesmo todos os dias mas há semanas que me parece tudo tão negativo que nem dá vontade de falar...
Mas são mesmo fases.
Nem sempre a nossa vida é emocionante ou se passa algo que mereça ficar registado.
Parvoíces, dá sempre =P
Beijocas
Ando assim há meio ano...
ResponderEliminardas duas uma, ou tento inspirar-me ou abstenho-me ... Depois vais ver que a inspiração volta querida!
ResponderEliminarPor vezes, também me acontece e faço como tu pois também tenho sempre um ou outro post escrito!
ResponderEliminarEu ando numa fase pouco positiva e escrevo pouco por isso mesmo, para não aborrecer ninguém nem entediar o meu blog.
ResponderEliminarClaro que sim querida. ;)
ResponderEliminarFalta de inspiração ou simplesmente por falta de tempo :)
ResponderEliminaracontece sim!!
Sim claro, eu não faço nada, a inspiração acaba sempre por voltar :)
ResponderEliminar